sábado, 7 de novembro de 2009

Boa e Má Comunicação II

Exemplo de boa comunicação:




Os sinais de trânsito como o que está na imagem (Passagem para peões) são um bom exemplo de boa comunicação. Tem uma boa visibilidade, devido ao tamanho relativamente grande, ao esquema de cores utilizado que é bastante contrastado e ao material (tinta reflectora com a incidência de luzes) o que proporciona aos condutores visualiza-los a uma distância considerável.
Apresenta também, uma simplicidade imagética (pictograma) tanto em termos de composição (formas simples e rectilíneas) como na cor usada (simples contraste branco/preto), tudo isto aspectos que transmitem directamente o objectivo do sinal. a quem o vê.
Existem também alguns sinais de trânsito que não são tão explícitos como este impossibilitando assim a generalização de bom exemplo de comunicação.



Exemplo de má comunicação:




Venho apresentar um exemplo que considero uma enorme falha de comunicação, a tão conhecida Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA). Na imagem está a cópia de uma DAAA, sendo uma cópia, a original ficou com o outro interveniente do acidente, nota-se evidentemente a fraca legibilidade do conteúdo preenchido pelos intervenientes do acidente (Alguns dados foram censurados propositadamente).
A DAAA tem um excesso de conteúdo, conteúdo esse demasiado concentrado e com um corpo de letra muito pequeno. As zonas de preenchimento manual são demasiado curtas e insuficientes para o conteúdo pedido.
Verifiquei também que na zona Circunstâncias, onde se selecciona através de (X) as circunstâncias aplicáveis dos intervenientes, apresenta um insuficiente número de escolhas, obviamente que seria impossível apresentar neste curto espaço todas as circunstâncias possíveis mas penso que deveria conter uma opção "Outra" com espaço para descrever uma situação aplicável.
Concluindo, a DAAA é claramente um mau exemplo de comunicação
.

Sem comentários:

Enviar um comentário